sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Sauvignon Blanc, a uva emblemática das altitudes de Santa Catarina



A Sauvignon Blanc gera vinhos de qualidade nas regiões de altitude de Santa Catarina. Produtos com tipicidade, vinhos frescos e frutados, com aromas tropicais e agradáveis notas herbáceas. A variedade conquistou os produtores, adaptou-se muito bem à região e está gerando vinhos com perfil intimamente ligado aos terroirs de altitude. Por isso, é possível afirmar que a Sauvignon Blanc está assumindo o posto de uva emblemática das altitudes catarinenses. Se não de modo geral, pelo menos no departamento das castas brancas. Sucesso no campo e nas garrafas, ela agora conquista os consumidores. Provamos seis rótulos do Sauvignon Blanc de Santa Catarina. Vinhos perfeitos para o verão e para a culinária do mar.


(Foto - João Lombardo)

Núbio Sauvignon Blanc Sanjo 2013 – São Joaquim – SC
Cor palha clara, límpida, luminosa. Gostoso equilíbrio entre fruta e notas vegetais. Agradáveis aromas verdes, arruda, folha de tomate; notas cítricas e de frutas brancas, limão siciliano. Gostoso em boca, acidez suculenta. 


(Foto - João Lombardo)

Quinta da Neve Sauvignon Blanc 2015 – São Joaquim - SC
Cor palha claro, límpido, reflexivo. Aromas herbáceos. Nariz com notas lembrando arruda e folha de tomate. Leve toque cítrico, frutado discreto, fruta branca. Intenso em boca, acidez frutada, nota verde também no paladar. 


(Foto - João Lombardo)

Pericó Vigneto Sauvignon Blanc 2014 – São Joaquim - SC
Cor palha esverdeada, límpido, luminoso. Bastante frutado. Nariz rico em frutas tropicais e cítricos, maracujá, frutas brancas, tutti-frutti; Discreta nota aromática verde, aspargos. Fresco, acidez gostosa, frutado e cítrico no paladar.


(Foto João Lombardo)

Villaggio Bassetti Sauvignon Blanc 2014 – São Joaquim – SC
Cor palha esverdeada, límpida e luminosa. Frutado, tropical. Aromas cítricos, salada de frutas, papaia, melão, pera. Lembrança mineral. No paladar, acidez equilibrada, maciez e untuosidade. 


(Foto - João Lombardo)

Suzin Sauvignon Blanc 2013 – São Joaquim – SC
Cor palha clara, límpido, luminoso. Aromas cítricos, de frutas brancas, pera. Leve nota verde de arruda, toque de pimenta branca. Boca fresca, acidez firme.



(Foto - João Lombardo) 

Villaggio Grando Sauvignon Blanc 2014 – Água Doce - SC
Cor palha esverdeada, límpida. Aromas cítricos, limão siciliano, frutas brancas, pera madura. Paladar fresco, acidez firme.  


Premiações 

Dois desses vinhos já foram premiados com o Top Ten da Expovinis, a maior feira de vinhos da América Latina, realizada anualmente em São Paulo. Em 2009, o Sanjo Núbio Sauvignon Blanc 2008 ganhou o Top Top da Expovinis na categoria branco nacional. O Pericó Vigneto conseguiu dupla vitória na Expovinis: em 2014, levou o Top Ten branco nacional da feira, com a safra 2013; em 2015, repetiu o feito, com a safra 2014. O Núbio Sauvignon Blanc, nas safras 2011 e 2012, também conquistou a medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas edição Brasil. O Sauvignon Blanc Quinta da Neve 2011 conquistou o Ouro no mesmo concurso, em 2012. O Suzin 2012 foi contemplado com medalha de Prata no Concurso Mundial de Bruxelas de 2013. O Quinta da Neve 2014 levou Prata em 2015. Esses prêmios reafirmam a força dos vinhos de Sauvignon Blanc produzidos nas altitudes de Santa Catarina.


Sauvignon, o companheiro da culinária do mar 

O Sauvignon Blanc harmoniza com ingredientes e pratos litorâneos. Vai bem com ostras in natura; mexilhões ao bafo e à vinagrete; camarões e lulas à dorè e à milanesa; peixes gordos grelhados, fritos e assados (anchova, tainha, sardinha); preparos com polvo, vieras, siri e berbigão; massas e risotos com frutos do mar. Harmoniza com peixes de rio, a tilápia e a truta, e preparos com molhos como o pesto de manjericão e de rúcula. Saladas de folhas e queijos frescos são outros grandes companheiras para o versátil e refrescante Sauvignon Blanc.