sábado, 8 de janeiro de 2011

Touriga Nacional: a embaixadora dos vinhos portugueses


Jancis Robinson e Francisco Borba, na entrega do Top 10 Touriga Nacional

A Touriga Nacional pode vir a se tornar, pelo mundo, a porta-bandeira da vitivinicultura de Portugal. A exemplo do que acontece com a Carménère, no Chile; com a Malbec, na Argentina, e com a Tannat no Uruguai, os produtores portugueses discutem a possibilidade de vir a fazer da Touriga Nacional a embaixadora da diversidade vitivinícola do país. Uma casta emblemática, capaz de promover e aumentar a presença e as vendas dos vinhos portugueses em importantes países consumidores do mundo.

Esse foi um dos temas da Wines of Portugal International Conference 2010, realizada entre os dias 9 e 11 de dezembro último, no Centro de Congressos da Alfândega, cidade do Porto, norte de Portugal. A conferência, a primeira desse porte, reuniu mais de 100 jornalistas, cerca de 400 convidados estrangeiros e personalidades importantes do mundo do vinho. Entre elas, a crítica inglesa Jancis Robinson, que palestrou e fez a entrega dos prêmios aos TOP 10 de Touriga Nacional, no jantar de encerramento do evento.

Portugal é o quinto produtor europeu de vinhos e o décimo produtor mundial, informa a Wines of Portugal, com base em dados médios de 2000 a 2008 do Instituto da Vinha e do Vinho – IP. O país tem cerca de 248 mil hectares de vinhedos, segundo dados de 2007 da Organização Internacional da Uva e do Vinho - OIV. A produção anual de vinhos gira em torno dos 6 milhões de hectolitros, de acordo com a mesma OIV. O país tem 26 DOCs – Denominações de Origem Controlada e 29 IPRs – Indicação de Proveniência Regulamentada. Além de onze denominações de Vinhos Regionais. Isso, num país de 848 quilômetros de comprimento e 250 quilômetros de largura. No Brasil, Portugal fica em quinto lugar no ranking das importações de vinhos, segundo dados do Ibravin.

A ViniPortugal vem desenvolvendo ações em onze países, no exterior. O principal mercado de exportação para os vinhos portugueses é Angola. O país respondeu pela compra de mais de um-quinto das exportações portuguesas de vinhos no primeiro semestre de 2010. O segundo mercado é o francês. O Brasil ocupa o sétimo lugar, no ranking das exportações de vinhos do país, em volume. Mas é um mercado considerado prioritário, uma vez que no primeiro semestre do ano passado as exportações de vinhos portugueses para o Brasil cresceram 56% com relação ao mesmo período em 2009. Este ano, Brasil e Estados Unidos vão receber um maior número de investimentos para a promoção dos vinhos portugueses, informa o presidente da Viniportugal, Francisco Borba.


A Touriga Nacional

Casta originária do Dão, a Touriga Nacional é plantada de norte a sul de Portugal. Ela brilha entre as cerca de 250 uvas diferentes utilizadas para a produção de vinhos no país. É uma variedade autóctone que, vinificada sózinha, gera vinhos frescos e macios, frutados e muito florais. E que agrega complexidade e maciez aos vinhos de corte. Portanto, uma casta que produz vinhos de qualidade, agradáveis e fáceis de se gostar. Além disso, é uma variedade muito pouco plantada pelo planeta. Seu grande palco é Portugal.

Por causa disso, foi proposto e discutido na Wines of Portugal International Conference 2010 a escolha da Touriga Nacional como a porta-bandeira da vitivicultura portuguesa. A partir das qualidades dos vinhos elaborados com a casta, acreditam os representantes da ViniPortugal, será possível dar maior visibilidade à grande diversidade e riqueza dos vinhos portugueses.

O assunto foi tema permanente na Wine Fair, feira paralela à Wines of Portugal International Conference, que reuniu mais de 90 produtores e mostrou o que há de melhor na vitivinicultura portuguesa. O debate movimentou o forum de enólogos, que reuniu nomes importantes do universo do vinho em Portugal.


Luis Lourenço e esposa, da Quinta dos Roques

“A Touriga Nacional é a melhor uva portuguesa para vender ao público comum. É uma uva de gosto universal e, em alguns locais, dá vinhos de qualidade excepcional, do melhor que há no mundo”, disse o produtor Luis Pato, respeitado nome da Bairrada. Sua opinião fica acima de qualquer suspeita, uma vez que ele é apaixonado pela uva Baga. Anselmo Mendes, um artista da Alvarinho, concorda que a Touriga Nacional é uma das uvas responsáveis pelos grandes vinhos portugueses. “Mas não é a única”, frisou. O enólogo analisou a Touriga dentro do território português. Para ele, o Douro não precisa da Touriga Nacional para fazer grandes vinhos, ali ela é acessória, dada a diversidade e a força das castas locais. No sul, ele acha importante plantar a casta, para agregar mais caráter aos vinhos. “E no Dão é onde ela tem o seu solar, a sua identidade”, disse Anselmo.

Luis Lourenço, da Quinta dos Roques, afirmou que se há uma casta que possa representar Portugal internacionalmente, "sem dúvida ela é a Touriga Nacional. Ela está plantada de Norte a Sul. Em todas as regiões portuguesas temos a Touriga Nacional e isso é único em Portugal”, disse o produtor do Dão. Ele acrescentou: “não há nenhuma casta que tenha essa representatividade por todo o território nacional”.

Um juri internacional escolheu os TOP 10 de Touriga Nacional (na verdade 12, devido a empates). Os vinhos escolhidos foram anunciados e servidos num delicioso jantar, onde acompanharam tenros cortes de bochecha de porco com purê de alheira. A Wines of Portugal International Conference atingiu seus objetivos, ao debater e atrair as atenções internacionais para a vitivinicultura portuguesa. E os Top 10 de Touriga Nacional podem ser provados pelo mundo, para confirmar as características particulares da Touriga Nacional. Uma mostra da riquesa e diversidade da vitivinicultura portuguesa. Saúde e feliz 2011 a todos!

Conheça abaixo os Top 10 Touriga Nacional:

Alfaraz Touriga Nacional 2008- Alentejo


Churchill's Estates Touriga Nacional 2008- Douro


Encontro Touriga Nacional 2008- Bairrada


Herdade São Miguel Touriga Nacional 2008- Alentejo


Inquieto Touriga Nacional 2008- Douro


Marques dos Vales Grace 2008 - Algarve


Munda 2008- Dão


Pedra Cancela Touriga Nacional 2008- Dão


Quinta da Pedra Alta Touriga Nacional 2007- Douro


Quinta das Marias 2008- Dão


Quinta do Cardo Touriga Nacional 2008– Beira Interior


Quinta do Vallado Touriga Nacional 2008- Douro

Nenhum comentário:

Postar um comentário