sábado, 20 de junho de 2020

Gnocchi al Gorgonzola


                                          Foro: João Lombardo

Essa é uma receita que sempre faço: molho de queijo gorgonzola. É uma receita fácil e rápida. E, confesso, ouviu poquíssimas vezes algum dizer que não gosta. Trata-se de um molho intenso, feito apenas com três ingredientes: manteiga, queijo gorgonzola e creme de leite. E, claro, a massa. Não faço sempre com gnocchi. Às vezes uso penne, outras vezes spaghetti. Depende da massa que tenho na despensa.

Esse molho eu preparei enquanto cozinhava a massa. É aquele prato curinga, que você prepara quando não tem tempo para fazer algo mais complexo e demorado e não quer comer sanduíche. Se você está em casa, bingo! Como a grande maioria dos pratos da cozinha italiana, o molho gorgonzola valoriza o queijo. Essa é a essência da cozinha italiana, valorizar o produto principal da receita. Os demais ingredientes entram como coadjuvantes.

A manteiga, nesse preparo, ajuda a derreter o queijo. A propósito, use um gorgonzola de boa qualidade. Um gorgonzola bom, quando em temperatura ambiente, chega a parecer uma manteiga. O creme de leite ajuda a dar cremosidade ao molho e regula a força do gorgonzola. Se você gosta do molho mais intenso, coloque pouco creme de leite. Se você gosta mais suave, acrescente mais.

                                          Foto: João Lombardo

O gorgonzola, para quem não sabe, é um queijo muito antigo. Ele nasceu no século X, na cidade de Gorgonzola, na Lombardia. É produzido com leite de vaca. Na Itália, onde é o terceiro queijo mais consumido, é possível encontrá-lo nas versões dolce e piccante. O primeiro é mais macio ao paladar e o segundo, como o próprio nome diz, mais picante. Ambos, no entanto, têm sabor muito intenso, com destaque para o salgado. Além de sua força gustativa, o gorgonzola possui veios azuis, repletos de fungos Pinicilium roquefort. No passado esse mofo se formava espontaneamente na produção e maturação do queijo. Hoje ele é adicionado e acrescenta um sabor particular ao queijo. Não faz mal nenhum, pelo contrário.

Alem de massas, esse queijo é ótimo para preparar canapés, brusquetas, saladas, risotos, carnes e até mesmo sobremesas.

Veja essa receita de Gnocchi com Gorgonzola!


Ingredientes:

40 g de manteiga
150 g de gorgonzola (se preferir mais suave use 120 g)
Entre duas e quatro colheres de nata fresca ou creme de leite.
400 g de gnocchi de batatas
Água temperada com sal para cozinhar a massa

                                          Foto: João Lombardo

Preparo:

* Coloque a água para ferver.
* Enquanto isso, amasse a manteiga e o gorgonzola com um garfo.
* Leve a mistura a uma frigideira e derreta ambos até formar um creme.
* Coloque então o creme de leite aos poucos e vá provando até chegar no ponto que agrade.
* Se quiser, tempere com um pouco de pimenta-do-reino ou noz moscada, ambas raladas na hora.
* Coloque os gnocchi na água e deixe boiarem. Cozinhe por mais um minuto e transfira a massa para
   a frigideira com o molho. Misture bem.
* Está pronto. Essa receita rende duas porções.

                                          Foto: João Lombardo

Harmonização

Combine esse prato com um vinho tinto intenso e macio. Um Cabernet Sauvignon maduro, um Merlot brasileiro, um Syrah do novo mundo ou alentejano, um Nebbiolo italiano. Os vinhos não devem ter um tanino muito marcante, pois, no encontro com o sal do molho, o paladar pode dar uma amargada. Tanino e sal não são grandes amigos.

Uma cerveja Stout é uma boa companhia para o prato.



Nenhum comentário:

Postar um comentário